Viação Garcia: criptomoedas e metaverso como estratégias para se aproximar do cliente

fev 9, 2023 | Blog

Para se aproximar dos clientes no universo digital, a Viação Garcia e a Brasil Sul, empresas de transporte rodoviário de passageiros que integram o Grupo GBS, fizeram um movimento que hoje tem se tornado cada vez mais comum: a venda de passagens online por meio de criptomoedas. Essa estratégia inovadora teve início em junho de 2018 com a aceitação do bitcoin (BTC).

O vice-presidente da Viação Garcia Brasil Sul, Estefano Boiko Junior, o objetivo era oferecer mais uma alternativa aos consumidores na hora de completar a transação. “Buscávamos atender a novos nichos do mercado, o que reforça a característica de vanguarda da empresa em seu segmento”, diz ele ao Foxbit Business. As compras de passagens com moedas digitais podem ser feitas por WhatsApp, de maneira funcional e prática.

Dessa forma, a Viação Garcia Brasil Sul, que começou a sua história como Viação Garcia há mais de 80 anos, passou a integrar um grupo crescente de companhias brasileiras. Atualmente, mais de 900 empresas já permitem pagamentos por meio de moedas digitais, segundo levantamento da CoinMap. São exemplos a Reserva (moda e vestuário),  Tecnisa (empreendimentos imobiliários), Wayne Tattoo, Wine (e-commerce de vinhos) e Visa, entre muitas outras.

Ao que tudo indica, a mentalidade disruptiva no Grupo GBS deve continuar e beneficiar um grupo maior de consumidores nos próximos anos. Com o surgimento do metaverso pela Meta, holding controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, no segundo semestre de 2021, milhares de negócios passaram a adotar movimentos para atuar neste ambiente que mistura as realidades física e digital. Entre elas, está a Viação Garcia.

Experiências imersivas

A experiência começou em julho de 2022. “Passamos a pesquisar mais sobre o assunto e a respeito das empresas voltadas a este negócio e, assim como grandes marcas mundiais, tal qual Nike e Gucci, a Viação Garcia ingressou, de modo pioneiro em seu segmento, no metaverso”, conta Boiko Junior. 

O executivo diz que no metaverso da empresa o usuário pode utilizar um avatar para ter uma visão em 360º do ambiente. Assim, consegue visitar o interior do ônibus e ainda visualizar a experiência dos diferentes tipos de acomodações dos veículos, como semi-leito, leito plus e cabine cama. Além disso, pode brincar no jogo de “arco e flecha”, ao acertar o alvo dos principais destinos da empresa e definir a sua próxima viagem. Há, também, a opção de visitar o Museu da Viação Garcia, que tem sede física na cidade de Londrina (PR). 

Para Boiko Junior, o metaverso levará algum tempo até se tornar popular. “Como toda nova tecnologia, o metaverso demanda algum tempo para ser incorporado ao dia a dia das pessoas. O mesmo aconteceu com as moedas digitais, e, em um passado não tão distante, até mesmo com a internet”, disse o executivo.

Com o intuito de reforçar a iniciativa, na época do lançamento do metaverso, a empresa ofereceu brindes exclusivos para os primeiros 50 clientes que adquiriram passagens pelo metaverso. A ideia é seguir neste passo. “Queremos reforçar a sinergia entre estes universos que são, a cada dia, mais convergentes”, finalizou.

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