NFTs e as marcas: ativos digitais podem oferecer experiências únicas no ambiente virtual

dez 14, 2022 | Blog

Com o impulsionamento do metaverso, os tokens não fungíveis (NFTs) deverão seguir em alta. De acordo com um estudo divulgado em agosto pela Juniper Research, o número global de transações NFTs deverá aumentar de 24 milhões em 2022, para 40 milhões em 2027 e as NFTs vinculadas ao metaverso, serão o segmento de maior destaque, pulando de 600.000 transações para 9,8 milhões no mesmo período de tempo.

Um NFT é um tipo de token criptográfico que representa algo único, distinto e insubstituível — cuja autenticidade é garantida pela tecnologia blockchain, a mesma que viabilizou a criação das criptomoedas e que é utilizada em suas transações.

Com essa premissa, também é possível comercializar músicas, artes digitais, itens de jogos, entre outras possibilidades, já que, como serão únicos, apenas o usuário que fizer a compra terá direito oficial a usar o produto.

O termo passou a ser conhecido por conta de seu uso no universo das artes — a obra “Everydays: the First 5000 Days”, uma colagem de outras 5.000 imagens criadas pelo artista digital americano Mike Winkelmann, foi arrematada em um leilão em março de 2021, pelo valor de US$ 69 milhões.

Os NFTs também se destacaram como uma opção de renda para artistas durante os primeiros anos de pandemia de Covid-19 e segundo dados do Crypto Art Data, foram movimentados mais de US$ 643 milhões no mundo só entre 2020 e 2021.

Uso de NFT é tendência no mercado

Grandes empresas de diversos segmentos, têm utilizado os NFTs para promover e vender os seus produtos e serviços, principalmente no metaverso. 

A Nike, por exemplo, no início de 2022, lançou uma coleção de 20 mil tênis exclusivos para o mundo virtual, com algumas versões raras que chegaram a custar US$ 449 mil. Ainda no mercado da moda, a Adidas Originals lançou, no final de 2021, uma coleção de roupas, intitulada “Por Dentro do Metaverso”, em NFT, para ser usada de forma digital. 

A marca, porém, extrapolou o virtual, permitindo que os proprietários dos NFTs pudessem adquirir também versões físicas das peças, uma experiência denominada figital (phygital) — forte tendência apontada pela pesquisa Technology Vision 2022, da consultoria Accenture. 

O estudo ouviu, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, mais de 24.000 consumidores e 4.650 executivos C-level e diretores em 23 setores da economia em 35 países, para entender o uso da tecnologia e suas perspectivas e apontou que 98% desses entrevistados acreditam que os avanços contínuos da tecnologia se tornam cada vez mais confiáveis do que as tendências econômicas, pretendendo ao menos explorar essas novidades em ativos e tecnologias.

NFT como forma de encantar o cliente

Esses ativos também podem ser utilizados para aproveitamento único e exclusivo no mundo físico, como forma de ingresso em shows e eventos e passes para restaurantes exclusivos. Já no setor de imóveis, os NFTs passaram a ser utilizados até como garantia para crédito imobiliário.

E uma das grandes funções dos NFTs também é fazer com que as empresas sejam capazes de encantar, surpreender e fidelizar os consumidores, oferecendo exclusividade e experiências únicas, estreitando o relacionamento entre marca e cliente.

A Volkswagen, por exemplo, lançou uma coleção de NFTs chamada “Digital Garage”, que conta com cards de automóveis, peças e outros itens relacionados ao catálogo da montadora. A ideia surgiu por conta dos próprios pedidos de clientes, que solicitavam imagens de carros e acessórios da montadora que marcaram épocas. Com o ativo, os consumidores que gostam da marca e da história e evolução dos automóveis viram detentores de imagens exclusivas, como um item de colecionador, mas na era da tecnologia.

O setor de games também é uma oportunidade para empresas que querem investir em NFT, por oferecer um portfólio quase infinito de opções em vestimentas, acessórios e os mais diversos objetos, passando também por imóveis, decoração e até brinquedos — considerando que as novas gerações já estão nascendo em meio à revolução digital.

O Walmart fechou um acordo com a Roblox, uma das maiores multiplataformas de jogos, para inserir painéis publicitários de jogos e brinquedos nos seus ambientes virtuais, que contam com cerca de 13 milhões de usuários ativos com menos de 13 anos — com o propósito de chegar também a seus pais e responsáveis.

Esse ainda pode ser descrito como um momento experimental do uso de NFTs, apesar do ativo já estar em pleno funcionamento no mercado e o metaverso, que ainda é apelidado por especialistas de “betaverso”, está só começando, mas também já traz oportunidades para todos os segmentos que dele queiram fazer parte.

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