Ambify: a compensação de créditos de carbono pelo futuro do planeta

dez 16, 2022 | Radar Foxbit

Com a missão de estimular práticas mais sustentáveis e frear os efeitos das mudanças climáticas, em dezembro de 2021 a Ambipar, líder em gestão e soluções ambientais, lançou uma plataforma que visa democratizar o mercado de créditos de carbono: a Ambify.

O projeto nasceu da pergunta: “se os clientes da Ambipar não utilizam todos os créditos de carbono que possuem, por que não disponibilizá-los para todo mundo?”. João Valente, Diretor de Ativos Digitais da empresa, afirma que o serviço foi pensado para ser fácil, visando democratizar esse mercado. Ele explica que, na Ambify, através da tecnologia blockchain existe a possibilidade de comprar créditos de carbono fragmentados, permitindo a compensação de ações do dia a dia, desembolsando alguns centavos. 

“Queremos que essa ideia seja cada vez mais disseminada, tornando-se parte das nossas rotinas. A Ambify é um projeto único no mundo, idealizado sob os pilares ESG que estão no core da companhia”, comenta o diretor.

O utility token da Ambify é uma representação do crédito de carbono na sua essência, podendo ser negociado em mercados secundários, desde que ainda não tenha sido compensado. João explica que a aposentadoria e a queima acontecem quando é solicitada a compensação, mas enquanto isso não ocorre, a Ambify representa o crédito ativo já sequestrado. “Não se trata de um índice ou uma promessa futura de que ele vai existir, pois esse crédito de carbono é um fato que já ocorreu. Desse modo, o mercado já pode comercializá-lo livremente entre as corretoras de criptoativos. No momento que for solicitada a compensação, o crédito é aposentado e o token queimado”, afirma.

Ele complementa que estamos vivendo tempos de conscientização global, e os riscos são altos para não tomarmos uma atitude agora. Conta que em média o brasilero emite 7 toneladas de CO2 por ano (quase 20 quilos diários) e que através da Ambify, com poucos cliques, qualquer pessoa consegue realizar uma compensação.

Na opinião do executivo, a tokenização será uma tendência global. “As garantias e lastros da Ambify são uma das mais evoluídas em iniciativas ESG do mundo. É fácil aplicá-las em outras vertentes, em qualquer lugar, pois as APIs desenvolvidas na plataforma são flexíveis e simples de adaptar.”

O compromisso ambiental já está presente na vida das pessoas, na maior parte das empresas e no mercado de trabalho. João complementa que só um pacto sério entre essas partes pode mitigar as mudanças climáticas. “Não existe o meu ou o seu ar. O ar brasileiro, europeu ou de qualquer outra nacionalidade. Uma mudança drástica em relação à nossa pegada de carbono se faz necessária. Desta forma, para o que não conseguimos mudar, a Ambify compensa”, completa.

PortalÚltimos post