Tokenização de Ativos: Uma Tendência Global!

out 19, 2023 | Blog

A tokenização refere-se ao processo de converter um ativo físico ou direito em uma representação digital, conhecida como token. Este processo ocorre a partir da criação de um smart contract, em que aponta dentro desta “criptomoeda”, as condições e seus respectivos acionamentos.

Um bom exemplo seria uma apólice de seguro,de forma bem simplista, quando um carro é roubado, um comando é enviado ao contrato inteligente que, automaticamente, aciona a cláusula de ressarcimento e transfere o valor do veículo ao seu dono.

Em muitos casos, como acontece com royalties musicais, este tipo de token pode ainda ser negociado, vendido ou detido em plataformas digitais, proporcionando maior liquidez, transparência e eficiência ao ativo que ele representa.

Adoção Crescente da Tokenização

Segundo o relatório “Crypto Trends in Business & Beyond“, da Ripple Labs, as instituições financeiras estão particularmente interessadas na tokenização para seus negócios. Com 83% dos entrevistados extremamente ou muito interessados na tecnologia e 11% já explorando ou usando a tokenização em seus negócios.

Considerando que segurança e privacidade são fundamentais no mundo digital, mais de 60% das instituições financeiras e comerciais acreditam que ferramentas de proteção de identidade e dados online se beneficiariam mais da tokenização.

Para se ter uma ideia das vantagens desta tecnologia, até mesmo o Federal Reserve (FED), Banco Central dos Estados Unidos, divulgou um documento destacando o potencial transformador da tokenização de ativos no mercado financeiro. As autoridades apontam que a tecnologia pode democratizar o acesso a certos mercados.

A partir de sua capacidade de proporcionar maior liquidez, transparência e eficiência, a tokenização tem o potencial de transformar diversos setores. À medida que mais empresas e investidores reconhecem seu valor, podemos esperar uma adoção ainda maior e uma revolução financeira em andamento. O futuro dos investimentos é digital e a tokenização está na vanguarda dessa transformação.

Ambiente Regulatório e Adoção no Brasil

O Brasil tem se destacado como um dos países mais amigáveis às criptomoedas e à tokenização de ativos. Segundo uma publicação da gestora global VanEck, o ambiente regulatório favorável, a colaboração entre reguladores e empresas privadas e o crescimento contínuo da adoção colocam o Brasil em uma posição de destaque no cenário global.

A pesquisa sugere ainda que o Brasil pode se tornar pioneiro na tokenização de parte de sua dívida soberana, dada a receptividade do país à digitalização de ativos via tecnologia blockchain. Neste caso, estamos falando do Drex (Real Digital). Embora esteja em fase de testes, as perspectivas para o token brasileiro extrapolam seu uso como uma moeda. Especialistas estão mesmo atentos às possibilidades que a tokenização vai oferecer ao sistema financeiro nacional, desde imóveis a títulos do tesouro.

A Foxbit Business, empresa do Grupo Foxbit, foi a primeira companhia criptonativa a ser selecionada para participar desta etapa de testes do Drex.

Casos de Uso Relevantes

A tokenização de ativos não se limita apenas a ativos financeiros tradicionais. Ela está sendo explorada também em diversos setores e por uma variedade de empresas.

Remessas e Pagamentos

A tokenização pode reduzir significativamente os custos associados às remessas internacionais. Em vez de depender de operadores tradicionais, que podem cobrar taxas elevadas, a tokenização permite transações mais rápidas e econômicas. Este é o caso das stablecoins, que nada mais são do que a tokenização – não governamental – de moedas fiduciárias, como dólar, euro e real.

Imóveis

A indústria imobiliária está começando a explorar a tokenização, com casas sendo vendidas como Tokens Não Fungíveis (NFTs). Isso pode simplificar o processo de compra e venda de imóveis, tornando-o mais eficiente e menos dependente de intermediários. Além disso, é possível fracionar apartamentos, casas e terrenos, permitindo que mais pessoas possam comprar ou investir neste mercado, com valor muito mais acessíveis e menor burocracia.

Royalties Musicais

Assim como os imóveis, a indústria fonográfica também se torna mais democrática com a tokenização. Os smart contracts garantem remunerações mais justas aos artistas e permitem que eles captem recursos e dividam lucros com seus apoiadores. Ao comprar um token deste tipo, o usuário também pode ser recompensado monetariamente a partir das execuções daquela música ou cantor nas plataformas de streaming, rádio ou em comerciais. É possível também negociar o token desta participação no futuro para gerar lucros. A Foxbit Music Token já oferece essa solução, tokenizando músicas, artistas e suas respectivas negociações.

Energia

Na busca por um mundo mais sustentável, o consumo de energia limpa também pode ser tokenizado. Em 2016, uma startup norte-americana desenvolveu um projeto para tokenizar a captação de energia solar no Brooklyn. Com isso, os moradores da região passaram a comercializar o excedente energético para seus vizinhos que não possuíam painéis solares, sem a necessidade de intervenção ou intermediação de uma empresa privada ou estatal ou até a própria companhia elétrica da cidade.

A tokenização de ativos está redefinindo muitos dos setores com os quais nos relacionamos diretamente. O uso desta tecnologia torna os ativos mais confiáveis, transparentes e acessíveis a todos. Esta é a oportunidade para que empresas aumentem sua segurança, tornem seus processos mais eficientes e até mesmo captem recursos. Do outro lado, compradores podem investir, adquirir ou, então, apoiar determinadas ações, com muito mais facilidade e menor burocracia.

Na contramão da narrativa de excessiva burocratização, o Brasil avança rapidamente com seu ambiente regulatório favorável à tokenização e a participação ativa de grandes instituições neste desenvolvimento tecnológico.

Fato é que à medida que a tecnologia continua a evoluir e mais setores exploram suas aplicações, é provável que vejamos uma adoção ainda maior do processo de digitalizar ativos no país. E para isso, é preciso contar com experiência e expertise no processo técnico, tokenização e até mesmo tokenomics que a Foxbit Tokens pode oferecer a sua empresa.

PortalÚltimos post