Apesar das diversas potencialidades tecnológicas, as criptomoedas ainda são, majoritariamente, compreendidas e até mesmo utilizadas como investimentos.
Este mercado já era grande, com quase 600 milhões de participantes. Mas agora, com o avanço da regulamentação e os ETFs nos Estados Unidos, o cenário ganhou ainda mais tração, com a participação de mais varejistas e investidores institucionais.
A intensificação deste movimento trouxe consigo a exigência de um mercado mais profissional, especializado e que seja capaz de trazer segurança e bons insights aos clientes.
Mesmo que seja contraditório, a centralização parece ser o caminho mais procurado para quem investir em um mercado descentralizado. E é aí que sua empresa pode levar vantagem!
Investidores pelo mundo
Para quem participa do mercado de criptomoedas há algum tempo, sabe o quão cíclico as movimentações podem ser nesta indústria. As métricas apontam que conforme o preço do Bitcoin sobe, o número de novos investidores também acompanha esta tendência.
Mas fato é que a expansão está ocorrendo independente dos chamados bull ou bear markets!
Em um levantamento recente da Triple-A, existem cerca de 560 milhões de investidores em criptomoedas ao redor do mundo. E como você já deve ter acompanhado em algum portal, os analistas apostam – e esperam – a marca de 1 bilhão de usuários.
Como mostra o mapa, o Brasil está bem posicionado na sexta colocação mundial, inclusive, à frente dos Estados Unidos. Este é um salto importante, em relação ao último relatório da Chainalysis (2022), em que coloca o país em 9º lugar.
Investidores de varejo
O sentimento otimista em relação ao mercado de criptomoedas passa também pelo aumento de interesse por parte de investidores institucionais e de varejo. Este, inclusive, é um dado que nós estamos repercutindo há um certo tempo no Radar 3.0, sugerindo que este apetite não é localizado, mas, sim, global.
Para compreender melhor este desenvolvimento do mercado, a EY realizou uma pesquisa com investidores varejistas credenciados e não-credenciados. A proposta era complementar e atualizar um levantamento realizado ainda em 2022. E os dados chamam a atenção!
De lá pra cá, o foco dos investidores estava em narrativas que pudessem ser “ativadas”, como finanças descentralizadas (DeFi), staking de criptomoedas e até tokens para pagamentos.
O que não há muita surpresa é que Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) permanecem como as criptomoedas mais populares entre os traders. Porém, há um grande foco também nas stablecoins, provavelmente para suportar operações e serem utilizadas para pagamentos.
As projeções para o final desse ano seguem ainda bastante otimistas. Afinal, boa parte dos investidores sinalizam estarem interessados em ampliar suas exposições ao mercado de criptomoedas, seja pela compra spot diretamente ou por terceiros.
Exigência cada vez maior
Se de um lado o interesse por criptoativos é crescente, a exigência sobre os players que participam deste mercado se faz igualmente alta.
Conforme a indústria cripto passou a se desenvolver, os “achismos” e “amadorismo” perderam muito espaço. O que os dados nos mostram é que ter o suporte de uma plataforma e especialista centralizado – dentro de um mercado descentralizado – é fundamental na tomada de decisão e até na tranquilidade para os investimentos.
Serviços atrelados à gestão dos ativos também é um poderoso atrativo aos investidores que não querem apenas investir bem, mas também estar preparados para as regulamentações fiscais, por exemplo.
Ao mesmo tempo, a confiança é um jogo importante a ser apresentado, pois as criptomoedas deixaram a classificação de apostas para se tornarem ativos fundamentados. E, por isso, informação é um dos atrativos dos investidores.
E apesar de termos visto um investidor ainda focado em Bitcoin e Ethereum, fato é que eles estão em busca de outras possibilidades dentro do setor, desde NFTs até ativos tokenizados.
Tudo isso para gerar ainda mais valor a suas carteiras!
Sua empresa pode ser a referência
Diante da alta exigência dos investidores, as empresas precisam estar cada vez mais preparadas para oferecer um serviço especializado e completo a seus clientes. Ainda mais se este serviço estiver conectado diretamente a seu produto core.
Mas há um grande desafio para isso… A capacidade técnica de levar investimentos em criptomoedas com segurança e transparência. E é aí que entram as soluções da Foxbit Business!
Com as soluções Crypto-as-a-Service (CaaS), a Foxbit Business permite a integração via API e implementação whitelabel de uma exchange de criptomoedas completa – das criptos mais conhecidas até NFTs e ativos tokenizados.
Assim, você pode aplicar sua marca, serviços e atendimento a um serviço exclusivo para todos os seus parceiros de negócios!
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