O halving do Bitcoin (BTC) é um dos eventos mais discutidos e até mesmo esperado pelo mercado de criptomoedas. Este mecanismo técnico da principal moeda digital do mundo é capaz de promover um impacto muito grande no comportamento dos investidores, enquanto a onda deste choque tende também a repercutir também na adoção desta classe de ativos pelas pessoas.
O que é o halving do Bitcoin?
Se você já tem um breve conhecimento sobre a tecnologia das criptomoedas, provavelmente já ouviu falar sobre o halving do Bitcoin.
Este é um mecanismo técnico responsável por cortar pela metade a recompensa paga aos mineradores da criptomoeda pela inscrição de novos blocos na rede. Em outras palavras, a emissão de BTC cai em 50%. Dos atuais 6,25 BTCs para 3,125 BTCs. Isso faz com que o ativo se torne ainda mais escasso e potencialmente valioso ao longo do tempo.
Escrito no código da moeda digital, o halving se repete ciclicamente, pois é acionado de forma automática, após a mineração de 210 mil blocos. Com o poder de processamento atual, os halvings costumam levar cerca de quatro anos para serem ativados.
E graças às ferramentas de análise on-chain, é possível estimar quantos blocos os mineradores estão gerando e o tempo para a inclusão de cada um deles na blockchain. Sendo assim, a previsão é que o próximo halving aconteça já em abril de 2024.
O que isso diz para os investidores?
O que pode parecer uma simples mudança em quantas unidades serão enviadas aos mineradores, na realidade, cria um forte choque entre oferta e demanda, impactando não só a receita dos participantes da blockchain como também do próprio mercado de investimentos.
Afinal, agora há menos BTCs em circulação para uma oferta que pode, no mínimo, se manter a mesma. Com isso, o histórico mostra que os halvings são momentos importantes para renovar as máximas históricas do ativo.
Portanto, entre os impactos que podemos observar no mercado de criptomoedas ao longo do próximo halving, temos:
Volatilidade: A redução da oferta de Bitcoin pode levar a um aumento na volatilidade dos preços. Até porque, investidores podem tentar antecipar as mudanças de preço resultantes do halving, ajustando suas estratégias. Isso pode incluir acumulação antes do evento e monitoramento cuidadoso do mercado para ajustes pós-halving.
Estratégias: O halving também influencia o comportamento de longo prazo dos investidores. Sabendo que a oferta de Bitcoin se tornará mais escassa, muitos podem optar por manter suas posições, esperando uma valorização ao longo do tempo. Isso pode reduzir a liquidez no mercado a curto prazo, mas potencialmente aumentar o valor do Bitcoin nos anos seguintes.
Capitalização: Com um possível aumento exponencial de preços, pessoas que não necessariamente estão ligadas ao mercado de criptomoedas podem se interessar por esta classe de ativos. A atração de curiosos ou até mesmo empresas pode intensificar a adoção do Bitcoin e fomentar ainda mais a evolução do mercado de moedas digitais.
Para além dos investimentos
Apesar dos claros impactos do halving do Bitcoin – e até historicamente visíveis – nos investimentos, este é um movimento que repercute em larga escala, abrangendo outros setores e indústrias da nossa economia.
Conscientização: Como comentado anteriormente, o halving do Bitcoin tende a elevar abruptamente o preço da criptomoeda. Com isso, pessoas que não necessariamente estão familiarizadas com o tema buscam mais conhecimento. Isso acaba educando as pessoas, que veem uma nova classe de ativos e até mesmo uma tecnologia completamente diferente em ação.
Adoção varejista: À medida que mais investidores entram no mercado, empresas e comerciantes também podem se sentir motivados a aceitar Bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento. Isso tende a acelerar a adoção das criptomoedas no cotidiano, conforme mais consumidores se tornam confortáveis com sua utilização para transações tradicionais.
Desenvolvimento de Infraestrutura: Os aumentos de interesse e adoção após um halving é capaz ainda de impulsionar o desenvolvimento de infraestrutura relacionada às criptomoedas. Estamos falando sobre soluções baseadas em blockchain, como rastreio de cadeia de suprimentos, autenticação de produtos, descentralização financeira, meios de pagamentos nacionais e internacionais e muitas outras aplicações.
Mais um ciclo à frente
Com o próximo halving do Bitcoin cada vez mais perto de nós, o mercado de criptomoedas vê a expectativa crescer rapidamente. Analistas já projetam a volatilidade, enquanto investidores acumulam o que podem em suas carteiras.
Mas fato mesmo é que este evento é como se fosse a confirmação de que a tecnologia está madura e tem ainda muito espaço para crescer e se desenvolver. Talvez, estejamos na adolescência deste mercado. Mesmo assim, há muitas oportunidades disponíveis neste mercado.
A Foxbit Business já conta com soluções corporativas específicas, como recebimentos e pagamentos com criptomoedas pelo Foxbit Pay, Crypto-as-a-Service com o Foxbit Compra-Fácil e tokenização de ativos, a partir do Foxbit Tokens!
Por isso, se prepare não apenas como um investidor para o halving do Bitcoin. Esteja pronto também para atuar na nova economia, seja como pessoa física ou jurídica!