A maneira como as pessoas recebem seus salários está mudando. Freelancers, empresas e profissionais ao redor do mundo estão cada vez mais adotando as criptomoedas como forma de pagamento, aproveitando a velocidade, segurança e autonomia que esses ativos oferecem.
No Brasil, com uma regulamentação mais favorável, essa tendência ganha força, enquanto lá fora, iniciativas inovadoras como a da La Rosa Holdings mostram que este novo método de pagamentos já chegou!
Mundo recebe em criptomoedas
Em todo o mundo, profissionais e empresas estão reconhecendo os benefícios dos criptoativos para transações financeiras.
A flexibilidade e acessibilidade de moedas como Bitcoin e Ethereum têm se mostrado muito importante, especialmente em economias instáveis, países com sanções econômicas e para trabalhadores que buscam alternativas às altas taxas dos sistemas financeiros tradicionais.
Ou seja, os trabalhadores estão se preocupando mais em sustentar suas economias e apoiar seus entregáveis em uma moeda forte.
Freelancers argentinos
Na Argentina, onde a inflação é uma das mais altas do mundo e o controle cambial é rigoroso, freelancers estão adotando criptomoedas para proteger seus rendimentos e acessar seus pagamentos sem as limitações impostas pelo sistema financeiro tradicional.
Esse cenário tem impulsionado o uso de criptoativos como alternativa prática e eficiente para trabalhadores que prestam serviços ao exterior.
A escolha pelo Bitcoin, mais especificamente, foi também uma forma de driblar as restrições à compra de dólares no país alguns anos atrás.
No bolso do brasileiro
No Brasil, freelancers e empreendedores digitais que prestam serviços para o exterior também têm encontrado nas criptomoedas uma solução para reduzir taxas bancárias e eliminar a demora nas transferências internacionais.
Diferente do tradicional modelo de invoice, as transações em cripto oferecem rapidez, segurança e custos reduzidos, além da possibilidade de receber valores diretamente, sem a necessidade de intermediários ou outros tipos de burocracia.
Esse movimento está ganhando cada vez mais força no país, já que o cenário regulatório brasileiro é um dos mais avançados do mundo atualmente – apesar de ainda estar em progressão.
Criptomoedas contra crise
Em países que enfrentam crises econômicas ou sanções internacionais, as criptomoedas são uma saída para empresas e trabalhadores.
Na Rússia, por exemplo, as sanções decorrentes dos conflitos com a Ucrânia e a União Europeia limitaram o acesso ao sistema bancário global e pressionaram o Rublo – moeda fiduciária local.
As criptomoedas, nesse caso, oferecem uma alternativa eficiente e acessível para continuar operando de forma internacional, protegendo rendimentos em cenários de isolamento financeiro.
Alternativa ao Pix
Embora o Pix seja amplamente utilizado no Brasil para transferências rápidas e gratuitas, ele não atende transações internacionais e está sujeito às regras bancárias tradicionais.
Por outro lado, as criptomoedas oferecem uma solução global, permitindo transações rápidas, seguras e disponíveis 24/7, eliminando barreiras geográficas e horários de funcionamento de instituições financeiras.
E essa tecnologia já está disponível para profissionais autônomos e comerciantes brasileiros!
Com o Foxbit Pay, você faz cobranças globais em criptomoedas e decide como quer receber – em cripto ou real.
Tudo 24/7 e taxas menores do que as praticadas por bancos e plataformas tradicionais!
Comissão em criptomoedas
Apesar de ser uma demanda dos trabalhadores, a opção de pagamento com criptomoedas também se tornou uma tendência entre as próprias empresas, que oferecem esse benefício ao colaborador.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a La Rosa Holdings passou a oferecer a seus agentes imobiliários a opção de receber comissões em Bitcoin.
Essa iniciativa reflete a adaptação do próprio mercado à demanda por soluções mais modernas, atendendo, de fato, os profissionais que buscam essa flexibilidade em suas remunerações.
O mundo dos pagamentos agora é outro
A adoção de criptomoedas como forma de pagar salários, produtos e serviços está crescendo, ainda mais quando a relação é internacional. Apesar de ser uma tendência em crescimento, ela não dá qualquer sinal de desaceleração.
Com o avanço da regulamentação no Brasil e no mundo, além de plataformas e soluções confiáveis como a Foxbit Exchange e Foxbit Business, cada vez mais profissionais terão acesso a essa tecnologia de liberdade financeira.
Acesse nosso blog e descubra como as criptomoedas estão transformando o mercado de trabalho e os pagamentos ao redor do mundo.