Mais do que uma tendência, a tokenização de ativos é resultado do desenvolvimento de novas tecnologias que estão moldando o mercado financeiro. O processo nada mais é que a transformação de ativos reais em ativos digitais. Assim, diferentes ativos podem ser tokenizados — como obras de arte, times de futebol, bens imobiliários e muitos outros.
Isso estimula o surgimento de novos modelos de negócios, como a oferta de ativos digitais que representam ações de empresas ou títulos de dívida, e podem ser negociados em mercados globais e oferecem mais liquidez e flexibilidade para os investidores.
Transações com token para pagamentos
Com o aumento do uso de pagamentos online e móveis, a tokenização tornou-se cada vez mais importante na proteção de informações financeiras dos usuários, sendo praticada de diferentes formas:
Cartão de crédito
Esse é um dos métodos mais comuns, onde as informações do cartão de crédito do usuário são armazenadas em um token exclusivo. Quando o usuário deseja fazer uma transação, o token é usado para autorizar a operação, em vez de usar as informações do cartão de crédito reais. Dessa forma, as informações financeiras do usuário ficam seguras, evitando a exposição a possíveis ameaças.
Tokenização de bandeira
Certifica uma operação com menores riscos. Ela é um ativo de segurança responsável por gerar um código identificador digital único. Fazendo isso, os dados do cartão do usuário se tornam ininteligíveis.
Carteiras digitais
Quando o usuário adiciona suas informações de pagamento a uma carteira digital, elas são substituídas por um token exclusivo. Ele pode ser usado para fazer compras em sites e lojas que aceitam a carteira digital, sem a necessidade de inserir as informações novamente. Isso ajuda a proteger os dados financeiros do usuário, enquanto torna as transações mais rápidas e convenientes.
Criptomoedas
É um processo que envolve a conversão das criptomoedas em tokens. Isso permite que os usuários façam transações sem a necessidade de fornecer suas chaves privadas ou endereços de carteira, aumentando a segurança das transações de criptomoedas. Além disso, pode facilitar a negociação e a transferência de tokens em várias plataformas.
Transações com token no Brasil
Em fevereiro, a Visa divulgou um estudo que aponta que as transações com tokens duplicaram no Brasil entre janeiro deste ano no comparativo com o mesmo período de 2022. Ainda segundo a empresa, as liquidações tokenizadas já representam mais de 20% de todas as transações com credenciais. No caso dos pagamentos online, a cada cinco transações utilizando credenciais, duas são tokenizadas.
Perspectivas a longo prazo
Apesar dos diversos desafios que tem pela frente, a tokenização da economia é um caminho sem volta, porque oferece inúmeras vantagens para os usuários e empresas. Além de garantir maior segurança nas transações, também permite a criação de novos modelos de negócios, como a venda de ativos fracionados, e facilita a integração de diferentes sistemas de pagamento.
Outra vantagem é a redução de custos nas transações financeiras, já que os tokens podem ser utilizados para representar diferentes ativos financeiros e serem trocados em tempo real, sem a necessidade de intermediários ou taxas elevadas.
Por exemplo, a gigante de pagamentos Mastercard já utiliza tokenização para facilitar o dia a dia de seus clientes, simplificando operações. Isso significa substituir o número do cartão de crédito por um registro digital exclusivo super seguro para cada transação.
Com os serviços de token, os consumidores podem armazenar as credenciais do cartão no dispositivo conectado, carteira móvel ou comerciante on-line sem o risco de expor os dados reais da conta do cartão, o que adiciona outra camada de segurança às operações on-line sem abrir mão da conveniência.
A tokenização também evita interrupções de serviço com os comerciantes favoritos de um consumidor, atualizando automaticamente as credenciais do cartão caso este perca a validade ou precise de substituição.
Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso de dispositivos móveis, a tokenização tende a se tornar cada vez mais presente em diferentes áreas da economia. Por isso, é importante estar preparado para essa transformação e se adaptar às mudanças que virão.