O Brasil é uma potência agrícola. Atualmente, o país é responsável por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, sendo o quarto país do mundo, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. O aumento da demanda brasileira tem superado a taxa de crescimento mundial e seu atendimento tem ocorrido via importações.
Além disso, o país deixou de ser exportador de fertilizantes para ser um grande importador entre 1992 e 2020. Mais de 80% dos fertilizantes consumidos no Brasil são de origem estrangeira, de maneira que a produção nacional responde por menos de 20% da demanda do país, segundo dados da Associação Nacional de Distribuidores de Adubo (ANDA).
Em meio a esse cenário, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil e com 30 anos de mercado, a Cibra tem apostado no uso de tecnologia para se destacar no setor. “O Brasil está à frente no que se refere ao desenvolvimento da tecnologia blockchain, e a Cibra está liderando esta transformação dentro do agronegócio brasileiro, fortalecendo o ecossistema e mantendo-se fiel ao seu propósito de fertilizar parcerias para alimentar e transformar vidas”, afirma Raphael Nezzi, CFO da Cibra.
Trata-se de uma indústria com grande potencial de crescimento do consumo e com ciclos longos, o que favorece muito a utilização do CibraCoin, tanto como uma ferramenta de proteção por parte do produtor agrícola, como também uma boa estratégia de investimento.
Conheça o CibraCoin
O CibraCoin é o primeiro criptoativo vinculado a fertilizantes no mundo e está disponível na plataforma da Foxbit para compra. Ele é uma maneira de investir no agronegócio, além de ser uma alternativa para agricultores, investidores, traders e até fabricantes de fertilizantes para compor uma estratégia de investimento, visando proteger e maximizar a lucratividade.
Os fertilizantes possuem grande demanda no país, o que significa também uma grande liquidez e volume de negociação. Ao adquirir o token, o investidor pode utilizá-lo para especular na volatilidade do fertilizante de uma forma mais direta que ações de empresas relacionadas, lidando diretamente sobre o quilo do produto e permitindo, literalmente, investir em fertilizantes.
Esse utility token representa o valor de um ativo físico que, neste caso, são os fertilizantes dos tipos: MAP, KCL e Ureia. Estes são os mais utilizados na agricultura mundial, um mercado que movimentou 41 milhões de toneladas em 2022 apenas no Brasil.
Para o produtor agrícola, graças à especulação e aumento da demanda pelo ativo, o preço do MAP pode ficar mais previsível e é possível realizar uma estratégia de hedge, em que são comprados tokens em momento de baixa no preço, sem a necessidade logística de transporte e armazenagem de toneladas do produto, para depois vender ao mercado ou trocar parcialmente conforme demanda.
Especificações do token
O CibraCoin é uma opção de proteção para garantir a compra do produto pelo valor atual de mercado – uma unidade sempre será o equivalente a 1 kg de fertilizante e, por isso, é considerado um utility token.
O produtor rural poderá usar o ativo e trocar por fertilizantes físicos em uma das unidades da Cibra ou vender na Exchange e recuperar o dinheiro ao preço de mercado atual. Esse utility token permite ter maior previsibilidade na aquisição do insumo, ao mesmo tempo que se coloca no mercado financeiro como uma excelente alternativa para a diversificação da carteira do investidor.
“Na Cibra, temos a inovação em nosso DNA e, com isso, estamos sempre buscando novas e melhores formas de atender nossos clientes em todo o Brasil. A tecnologia de criptoativos e blockchain é algo que veio para ficar e, num futuro próximo, muitas aplicações rodarão com base nela. Pensando nisso, desenvolvemos o CibraCoin como uma opção inovadora para a compra de fertilizantes e uma nova modalidade de investimento”, ressalta Raphael Nezzi.
Fatores de segurança
O token possui um mecanismo duplo de segurança. O primeiro é na emissão do criptoativo, que é limitada à capacidade média anual de entrega de fertilizantes pela Cibra. Isso garante que a empresa não emita mais tokens do que sua capacidade real de entregar o produto físico.
O segundo é que o CibraCoin é, para a Cibra, mais uma forma de comercializar fertilizantes. Nesse sentido, todas as vendas da empresa – via CibraCoin, e-commerce, CibraStore, representantes e time de vendas em campo – são monitoradas online pelo time de risco de mercado. Dessa forma, é possível manter a exposição de preços de commodities controladas dentro das políticas de risco, garantindo a sustentabilidade do negócio e do CibraCoin.
Vantagens do utility token
Beneficia toda a cadeia do agronegócio, incluindo o produtor agrícola, sendo também uma excelente alternativa de investimento. Dentre os principais:
- Flexibilidade de compra: é possível adquirir fertilizante sete dias por semana, 24 horas por dia;
- Controle do custo: é uma maneira de se proteger do preço do fertilizante, pois o produtor poderá analisar os valores e negociar quando o mercado estiver mais favorável;
- Hedge da posição: é possível travar os preços dos fertilizantes em pequenos volumes na hora da aquisição do CibraCoin;
- Transações descomplicadas: não há restrições relacionadas ao sistema financeiro, permitindo transações 365 dias por ano globalmente;
- Contrato flexível: pode ser vendido para outros produtores e investidores, e não precisa requisitar obrigatoriamente o produto;
- Trading de criptoativos: permite que produtores de fertilizantes ou traders vendam, por meio da rede Cibra, diretamente para clientes e investidores;
- Mesmo preço do fertilizante: acompanha o preço do fertilizante no mercado internacional, CFR Brasil.
Cibra e Foxbit
Hoje, é possível adquirir tokens os de diversas formas: pela exchange Foxbit; aplicativo do CibraCoin; plataformas digitais; e marketplaces agro.
“A Foxbit é uma das maiores exchanges brasileiras e oferece, além de uma plataforma segura, muita liquidez e uma ampla gama de produtos financeiros, que se amplia ano a ano. Assim, considerando a continuidade do desenvolvimento do CibraCoin e de todo o ecossistema que vislumbramos para o agronegócio brasileiro, foi natural chegarmos à parceria com uma empresa tão relevante no mercado”, conta Nezzi.
Saiba mais: agora você tem a oportunidade de participar de um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo: o agronegócio.