Um dos maiores clubes de assinatura de vinhos do mundo, a Wine já aceita criptomoedas como meio de pagamento desde abril. A iniciativa busca melhorar a experiência dos consumidores, mirando em inovação e na comunidade de cripto investidores
O mercado de criptomoedas não é uma novidade e se tratando de Brasil, isso fica ainda mais evidente. Segundo o CoinMarketCap, principal monitor dos ativos digitais, o país está na 5ª posição no ranking global. Neste cenário, diversos setores investem nesse nicho específico e uma delas é a Wine, um dos maiores clubes de assinatura de vinhos do mundo e líder em importações.
Para Clayton Freire, Diretor de Tecnologia da Wine, o tamanho e relevância que a empresa possui torna essa movimentação quase obrigatória, pois faz parte do posicionamento da marca manter o alto nível. Clayton explica que os consumidores estão cada vez mais conectados ao mundo digital e as criptomoedas já fazem parte do dia a dia de grande parte deles. “Resolvemos investir nessa inovação para trazer uma experiência mais completa aos sócios e clientes, e também porque acreditamos que esse meio de pagamento será frente em um futuro próximo”, complementa.
O processo de pagamento é simples e se assemelha a uma transação bancária como a do Pix. Ao final da compra, um QR Code é gerado e após ser lido pelo celular, é colado na carteira digital do usuário e assim, a transferência é feita.
Em busca de novidades
O perfil inovador e aberto a novas experiências do brasileiro é um termômetro para mostrar o interesse pelo uso das criptomoedas. Do ponto de vista tecnológico, a Wine entende que possibilitar essa forma de pagamento traz um forte senso de conexão com a comunidade cripto, que vem crescendo e está atenta às novidades.
Freire explica que a iniciativa que tornou possível aceitar bitcoins não foi pensada por ser mais, ou menos, vantajosa, mas para oferecer esse meio para os consumidores. “É uma questão de estar conectado com as tendências e oferecer essa opção adicional”, afirma.
Além dos bitcoins, em julho a Wine deu um outro passo adentro do mercado de ativos digitais, abrindo uma parceria com a coleção brasileira de NFTs Satoshi Nation. Freire explica que os holders dos NFTs da Satoshi Nation tiveram descontos exclusivos no Clube Wine, modelo de assinatura de recorrência que permite aos apaixonados por vinho receber todos os meses, no conforto de casa, rótulos dos quatro cantos do mundo selecionados por verdadeiros especialistas no assunto, os Winehunters. O desconto pode garantir mais de R$ 1.850 de economia ao ano.
Wine e a boa safra de novas tecnologias
A estratégia omnichannel da Wine vem trazendo uma experiência unificada entre as lojas físicas e online e para Clayton, o objetivo de se adaptar às novas realidades é um compromisso da companhia. Para ele, aceitar Pix e Bitcoins como meio de pagamento, além da parceria com os NFTs Satoshi Nation já acompanhando a experiência do Metaverso, são novidades que se tornarão hábitos comuns.
Em um levantamento divulgado pela própria Wine, oito em cada dez compras nas lojas físicas são concluídas usando o aplicativo. Segundo Freire, o próximo passo será conectar as carteiras digitais dos sócios, tornando o site ainda mais funcional dentro da Web 3.0. “Estamos acompanhando cada inovação de perto. Sabemos que o mundo evolui e nós temos o compromisso de evoluir com ele” finaliza.