No mundo dos negócios, a busca por eficiência e segurança nas operações é constante. A partir do desenvolvimento da blockchain, uma nova ferramenta surgiu para atender exatamente esta demanda: os smart contracts.
Também conhecidos como “contratos inteligentes”, este novo modelo de programa autoexecutável está transformando a maneira como as empresas trabalham e lidam com seus serviços, oferecendo uma abordagem inovadora para a formalização e aplicação de acordos comerciais.
O que são smart contracts?
Apesar de geralmente comparados a criptomoedas, smart contracts são programas de computador que executam automaticamente as condições estabelecidas em um contrato quando certos critérios são atendidos.
Por serem armazenados na blockchain, o que garante imutabilidade e transparência, esta é uma maneira muito segura e prática para se criar, executar e tornar mais acessível contratos e informações que envolvam condições entre duas ou mais partes.
Afinal, uma vez que um contrato inteligente é implementado na blockchain, ele não pode ser alterado, e todas as partes podem confiar que o contrato será executado exatamente como foi programado.
Como funcionam os smart contracts?
Os smart contracts funcionam seguindo uma lógica simples de “se/então” (if/then – bastante comum no ambiente de programação). Por exemplo, se uma mercadoria é entregue, então o pagamento é liberado.
Tudo isso é feito automaticamente, de forma pré-definida e acordada entre as partes envolvidas, sem a necessidade de intermediários, como bancos ou advogados. Isso é possível exatamente graças à blockchain, que verifica e executa o contrato de forma descentralizada.
Finalidades e Vantagens dos Smart Contracts
Enquanto as criptomoedas são majoritariamente utilizadas para meios de pagamento, os smart contracts apresentam uma funcionalidade nova para esta tecnologia, criando oportunidades para que os processos empresariais sejam executados de forma muito mais eficiente, a partir de suas vantagens técnicas, como:
Automatização: Redução da necessidade de intervenção humana, automatizando processos que, de outra forma, seriam manuais e suscetíveis a erros.
Redução de custos: Ao eliminar intermediários, os smart contracts diminuem significativamente os custos associados à atividade.
Velocidade: As transações são processadas quase que instantaneamente, o que é uma grande vantagem em um mundo onde a velocidade dos negócios é crucial.
Segurança: imutável e criptografada, a blockchain torna os smart contracts extremamente seguros.
Transparência: Todas as partes têm acesso às regras e execuções dos contratos, o que aumenta a confiança e acessibilidade entre os envolvidos.
Casos de uso para smart contracts
As soluções dos smart contracts acabam sendo mais perceptíveis atualmente quando olhamos para as exchanges que oferecem serviços de finanças descentralizadas. Em plataformas deste tipo, é possível, por exemplo, emprestar valores monetários a partir de outras criptomoedas com a “intermediação” desse tipo de contrato. Assim, fica excluída a necessidade de um banco, por exemplo, validar e garantir o produto.
Entretanto, os smart contracs já estão presentes em soluções diversas no mundo real e em diversos setores, como:
Mercado imobiliário: A tecnologia permite automatizar o processo de transferência de propriedade, desde a verificação de fundos até a escritura, assim como ampliar sua acessibilidade em possíveis fragmentações de um único imóvel..
Cadeia de Suprimentos: Eles podem ser usados para rastrear a origem de produtos e alimentos, garantindo que os padrões de qualidade, sustentabilidade, autenticidade e entrega sejam cumpridos.
Votações: Em eleições, os smart contracts podem garantir a integridade do processo de votação, assegurando que os votos sejam inalteráveis e contabilizados corretamente.
Finanças: No setor financeiro, eles podem automatizar pagamentos de dividendos, execução de seguros e outras transações financeiras complexas do nosso dia a dia.
Empresas que já utilizam smart contracts
Com as vantagens e flexibilidade dos smart contracts, muitas grandes empresas já estão utilizando a tecnologia em seus processos diários para ampliar suas operações.
IBM: A big tech utiliza os smart contracts em sua plataforma de blockchain para cadeias de suprimentos, permitindo que empresas rastreiem seus produtos de forma segura e transparente.
Maersk: Empresa do setor de logística aplica a tecnologia para simplificar o processo de transporte marítimo e reduzir a burocracia e custos dos processos de verificação de carga.
Walmart: A gigante varejista norte-americana garante a origem de uma linha de alimentos a partir de contratos inteligentes que rastreiam todo o processo de coleta e armazenamento de seus produtos.
Uma nova solução
Enquanto as empresas buscam em meios digitais tradicionais o aprimoramento de seus processos – sem grande sucesso, os smart contracts oferecem este tipo de solução de forma muito mais prática e barata.
Esta é a mais nova forma que as grandes empresas estão fazendo negócios, tudo com maior transparência e segurança, seja para o fiscal da companhia ou até mesmo para a elevação da percepção da marca pela opinião pública.
À medida que mais empresas começam a explorar as possibilidades oferecidas por essa tecnologia, podemos esperar ver uma transformação ainda maior na maneira como o comércio global é conduzido.
Apesar de ser considerada uma inovação, os smart contracts já estão disponíveis para que você e sua empresa participem da nova economia. A Foxbit Business oferece uma variedade de aplicações e outros serviços voltados a essa tecnologia para aprimorar seus processos e modelos de negócios. Saiba mais entrando em contato com nosso time!