A fidelização dos clientes é um dos grandes desafios das empresas, principalmente de lojistas e e-commerces. A antiga narrativa de que bons preços e produtos de qualidade “seguram” o consumidor já não é mais a realidade absoluta.
Hoje, há uma necessidade de oferecer uma experiência positiva, fluida e que não só facilite as compras, mas também mantenha o usuário conectado e buscando outras opções para aproveitar a plataforma de vendas.
Dados mostram que qualquer escorregão já é o suficiente para fazer o cliente desistir de uma compra. E é neste contexto que as criptomoedas e a tokenização podem trazer mais segurança e eficiência aos processos de pagamento, assim como garantir o engajamento do consumidor por meio de experiências e programas de fidelização.
Compra cancelada
O consumidor exige cada vez mais um processo simplificado e rápido para realizar suas compras e agir dentro de uma plataforma. Não à toa, quase todos os sites adicionaram o famoso botão de “compra com um 1 clique”.
Neste caso, os dados de pagamento já ficam salvos na conta do cliente, sendo necessário apenas apertar o botão de “confirmar” para concluir a compra.
Mas esta operação não funciona sozinha.
Existe a integração com operadoras de pagamento, bandeiras dos cartões, servidores e diversos outros players que, se um deles falhar, pode colocar em cheque a experiência do cliente.
Acha estranho? Uma pesquisa da PYMNTS aponta que 35% dos usuários desistem de sua compra online após alguma recusa do cartão pela plataforma.
A tolerância é zero neste caso, já que é preciso apenas uma recusa para que o consumidor abandone a plataforma.
Então, como mitigar esses danos?
Transações tokenizadas
Apesar de já ser muito tecnológico, o sistema financeiro atual ainda é relativamente burocrático. Mesmo com a chegada do Pix, transações por cartões e boletos ainda exigem compensação de diversos participantes, o que torna tudo mais lento e caro para o consumidor e o próprio empresário.
Uma das soluções para esta situação é a tokenização. E não necessariamente estamos falando de NFTs, mas, sim, da criação de um token empresarial, como uma criptomoeda da empresa.
A proposta do token é que os pagamentos ocorram de forma muito mais rápida, barata e com menos burocracia.
Além disso, a segurança é um dos pontos-chave aqui.
Enquanto as transações tradicionais registram e distribuem dados sensíveis, como o número do cartão, os tokens substituem esses dados por um código, sem qualquer valor intrínseco.
Neste caso, não só a moeda pode ser usada para pagamento, mas também como troca ou benefícios.
Por isso, a estimativa da PYMTS é que o número de fraudes seja reduzido em 26% com a adoção desta tecnologia.
Mais um passo para a criptoeconomia
Apesar de não ser amplamente divulgado, a tokenização já é uma prática adotada pelas operadoras de cartões.
Entretanto, o sistema permanece o mesmo, e o lojista – físico ou virtual – pode ainda não vislumbrar uma perspectiva prática tão diferente assim.
É aí que as criptomoedas podem mudar o jogo!
Afinal, você pode criar tokens para serem usados como meios de pagamento ou até mesmo para gerar novas experiências ou criar programas de fidelidade personalizáveis. Assim, é possível garantir uma interação de maior qualidade em todo o processo.
E este é um dos primeiros passos que uma empresa pode entrar na criptoeconomia!
Criptomoedas corporativas
O desenvolvimento de uma criptomoeda para empresas exige conhecimento tecnológico e uma estratégia bem elaborada para garantir que aquele token faça sentido aos propósitos e intenções das instituições. Além de, claro, ser atrativa aos clientes.
E como comentado acima, uma criptomoeda não necessariamente precisa ficar restrita a um meio de pagamento.
É possível utilizar a tokenização para gerar valor sobre seus produtos e criar uma experiência diferenciada aos clientes que, de fato, interagem e consomem a marca.
Isso também se torna atrativo para que outras pessoas conheçam e se interessem por uma interação com a empresa.
Na outra ponta, você conta com uma moeda interna, de fácil trânsito e menos burocracia. Com isso, os riscos de perder clientes por falhas no método de pagamento são mitigados de forma significativa.
Para este tipo de desenvolvimento, o time da Foxbit Business traça toda a estratégia e os caminhos técnicos e mercadológicos para a tokenização e criação de uma criptomoeda.
Entre em contato com nosso time para saber mais!