Blockchain no Brasil: Setores da economia já se beneficiam da tecnologia

jan 10, 2024 | Radar Foxbit

Apesar da velha narrativa, o Brasil tem se tornado um dos líderes em inovação tecnológica, principalmente quando falamos na parte financeira. Esse avanço está sendo tão rápido e eficiente, que diversos setores da nossa economia não só estão buscando, mas também se beneficiando das soluções em blockchain e criptomoedas.

Os ganhos das empresas que adotaram essas duas tecnologias são nítidos, como a otimização de processos, aumento de segurança e geração de novas parcerias e oportunidades de negócios. E para não ficar apenas em um discurso abstrato, o Radar 3.0 desta semana vai destacar os setores da economia brasileira que estão aplicando a blockchain em seus serviços.


Varejo e e-commerce

Por ser um ambiente que movimenta valores constantemente, oferecer oportunidades de pagamento diferenciadas é um ponto de atração para novos clientes. Mais do que isso, operações com criptomoedas costumam ser muito mais baratas e rápidas em comparação com as oferecidas pelas maquininhas de cartão e outros sistemas de pagamentos tradicionais.

A gigante do varejo Maganize Luiza, por exemplo, utiliza a blockchain para facilitar transações e pagamentos com criptomoedas em seu aplicativo, facilitando a compra dos clientes. Além disso, a empresa conta com o serviço de crypto-as-a-service para oferecer a negociação e armazenamento de moedas digitais.


Mercado financeiro

Acessibilidade e democratização são dois termos que andam lado a lado com a blockchain. Afinal, a partir desta tecnologia, é possível digitalizar e fracionar ativos e produtos financeiros já existentes em tokens, tornando seu alcance muito maior.

O Banco do Brasil, por exemplo, realizou uma transação inovadora ao negociar um Título Público Federal tokenizado (TPFt), permitindo, assim, a negociação de um papel do governo 100% digital. Este é um passo enorme que muitos bancos estão tentando dar para criar um ambiente financeiro muito mais transparente e eficiente.


Unidades monetárias

Uma das grandes oportunidades oferecidas pela blockchain é a digitalização da moeda fiduciária. As chamadas CBDCs (Central Bank Digital Currencies) estão no mote de diversos governos, que enxergam nesta tecnologia a chance de criar uma  economia mais estável e parcerias bem sucedidas.

No Brasil, a ELO, uma das principais empresas de cartões do país, e o Grupo Foxbit participam do projeto piloto do Real Digital (DREX). A nova “criptomoeda” brasileira vai ser responsável não apenas por tornar pagamentos mais simplificados, mas abre portas para a digitalização e tokenização de toda a economia e sistema financeiro locais.


Tecnologia a indústrias

Para além do uso financeiro, a blockchain também tem um grande impacto no branding de empresas e otimização de processos. A partir desta tecnologia, é possível, por exemplo, realizar o rastreio da cadeia de suprimentos. Isso, então, facilita a alcançar as metas de sustentabilidade e promove maior legitimidade e garantia de origem dos produtos aos clientes.

O setor de blockchain-as-a-service é o caminho mais simples para que as empresas contem com esse tipo de solução. Aqui na Foxbit Business, você pode contar com uma consultoria sobre os passos e necessidades para a aplicação da tecnologia em seus processos produtivos e logísticos.


Arte e cultura

Um dos primeiros casos de uso dos famosos NFTs (non-fungible tokens), obras de arte, músicas e outras atividades culturais se beneficiam e muito da digitalização oferecida pela blockchain. A partir dela, não só fica garantida a autenticidade das produções, como também consegue remunerar de forma muito mais justa todos os participantes da criação artística.

Com a Foxbit Music Token, por exemplo, pessoas podem investir em uma seleção de artistas e receber royalties como recompensa pela execução das músicas. Ao mesmo tempo, os profissionais também são remunerados a partir da divulgação e uso de suas canções, alimentando toda a cadeia participante.

Outro bom exemplo é a Latam Airlines, que inovou ao criar a Latam Art Gallery no aeroporto de Guarulhos. A exposição funciona como uma galeria de arte digital que exibe obras de artistas brasileiros e oferece a opção de compra dessas produções em NFTs.


As inovações estão na blockchain

A adoção da blockchain no Brasil está em uma fase de crescimento acelerado, com empresas de diversos setores reconhecendo seu potencial. Mais do que isso, companhias internacionais estão vendo o país como um celeiro técnico importante, buscando espaço dentro da nossa indústria, ainda mais com as regulamentações avançadas.

Com diversas vantagens, como segurança, transparência e eficiência operacional, a blockchain está se consolidando como uma força transformadora, que está sendo – e será ainda mais – responsável pelo desenvolvimento de todos os setores econômicos mundo afora.

Hoje, a Foxbit Business é uma das referências em soluções blockchain, como crypto-as-a-service, meios de pagamento com criptomoedas, consultoria especializada, tokenização de ativos e muitas outras!

PortalÚltimos post